dia do câncer

Dia do Câncer e Dia da Mamografia

Em fevereiro, essas duas datas temáticas do calendário da saúde reforçam a importância do diagnóstico precoce do câncer.

No mundo todo, a incidência de casos de câncer vem crescendo em ritmo acelerado, tornando a doença uma das principais causas de morte (antes dos 70 anos), além de um dos maiores problemas de saúde pública global. No Brasil, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são cerca 625 mil novos casos e mais de 224 mil mortes a cada ano do triênio 2020-2022.

Aqui, assim como no resto do mundo, medidas preventivas, hábitos saudáveis e diagnóstico precoce são fatores-chave para modificar esse cenário. É justamente para divulgar informações e conscientizar a população que foram criadas datas especiais, colocando o tema no centro das atenções. Em fevereiro, temos duas delas: o Dia Mundial do Câncer (04/02) e o Dia Nacional da Mamografia (05/02), esta última instituída no Brasil para lembrar as mulheres da importância de realização periódica do exame capaz de identificar o tumor de mama em estágios iniciais.

O câncer de mama é um exemplo disso: a detecção em fase inicial amplia muito as chances de cura.  Considerando as projeções do INCA de cerca de 66 mil novos casos por ano desse tipo de câncer, mais de 30 mil serão diagnosticados em fases mais avançadas, exigindo tratamentos mais complexos e custosos e, às vezes, com prognósticos menos favoráveis.

Quando começar

A Sociedade Brasileira de Mastologia, o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia recomendam a mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos de idade, objetivando o diagnóstico precoce e a redução da mortalidade.  Aquelas que têm histórico familiar de primeiro grau devem começar antes, aos 35 anos. Homens também podem ter câncer de mama, mas é extremamente raro e não existe indicação de exames de rastreamento.

Na Rede Americas, disponibilizamos unidade com porta de Oncologia, como Americas Centro de Oncologia Integrado, Santa Joana, Metropolitano, Paulistano, Radium, Samaritano Higienópolis, Anália Franco, Vitória Santos, Alvorada Moema e Madre Theodora.

Assim como o câncer de mama, os diversos outros tipos de câncer podem ser reduzidos e controlados por meio de prevenção, detecção precoce (com o diagnóstico correto) e tratamento eficaz para os pacientes com a doença. Os hospitais da rede Americas que têm serviço de Oncologia estão engajados nesse propósito, disponibilizando recursos em todas essas frentes.

NS_noticia-intena_profile-writer.jpg
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país