Exames

Qual a diferença entre tomografia computadorizada e ressonância magnética?

Ambos são exames de imagem. Mas as técnicas são diferentes e as indicações também variam. Nosso especialista explica como funcionam e para que servem.

A tomografia computadorizada e a ressonância magnética são dois exames de imagem que têm grande importância no diagnóstico de diversas doenças e acompanhamento de tratamentos. Contudo, são métodos diferentes, com indicações também distintas. O Dr. Dequitier Carvalho Machado, médico radiologista e coordenador do setor de Imagem da rede Americas Serviços Médicos do Rio de Janeiro, explica quais são essas diferenças.

Tomografia computadorizada

O que é?

Esse exame utiliza a emissão de raios X para a captação das imagens,mas é uma técnica mais sofisticada que a radiografia convencional e que oferece imagens de alta resolução. O equipamento é um tubo e o paciente fica deitado dentro dele. O tubo se move ao redor do paciente e emite feixes de raios X que são captados por múltiplos detectores do equipamento, permitindo tirar imagens simultâneas. Essas imagens são processadas em computador com a utilização de softwares sofisticados e analisadas pelo médico radiologista. “Os equipamentos mais modernos permitem obter a imagem de forma mais rápida e precisa, reduzindo o tempo do exame que, dependendo do caso, pode ser de menos de 60 segundos, um ganho fundamental em situações de urgência”, afirma o Dr. Dequitier.

Em alguns casos, pode ser necessária a aplicação de um contraste endovenoso à base de iodo para melhor detecção e caracterização de algumas lesões em pacientes oncológicos e doenças infecciosas, por exemplo. O uso do contraste é avaliado pelo radiologista, considerando cada caso e eventuais contraindicações.

Quais as indicações?

A tomografia computadorizada costuma ser indicada para doenças pulmonares, avaliação inicial do acidente vascular encefálico na urgência,politraumatismos, detecção de focos de sangramento, lesões tumorais, diagnóstico e avaliação de cálculos renais.

O exame exige sedação?

A tomografia é um exame rápido e indolor e raramente exige sedação, a não ser em casos específicos avaliados pelo médico radiologista.
Há contraindicações?

Não há contraindicação formal à tomografia, porém, por utilizar radiação ionizante, recomenda-se o uso comedido em crianças e gestantes.

Ressonância Magnética
O que é?

Nesse exame, as imagens são obtidas por meio da geração de um campo magnético e aplicação de pulsos de radiofrequência, processadas e analisadas pelo médico radiologista com suporte de programas de computador específicos. Ao contrário da tomografia, nesse exame não há emissão de radiação. Por outro lado, ele é mais demorado, no mínimo 15 minutos, variando de acordo com a parte do corpo e a indicação clínica do exame.
A ressonância pode sofrer interferência de objetos metálicos, como brincos, pulseiras e correntes (que devem ser retirados), implantes metálicos no corpo, tatuagens recentes, piercings e marca-passos (que devem ser informados no questionário que o paciente preenche antes do exame).

Em alguns casos, pode ser necessária a aplicação de contraste à base de gadolínio, para melhor captação de imagem, conforme avaliação do médico radiologista e inexistência de contraindicações.

Quais as indicações?

As indicações mais comuns para ressonância magnética são doenças neurológicas degenerativas e autoimunes; tumores do sistema nervoso central, osteomusculares e abdominais; doenças do trato gastrointestinal e doenças inflamatórias intestinais e suas complicações; afecções de útero e ovários; doenças da próstata e avaliação do sistema osteomuscular.

O exame exige sedação?

A sedação é indispensável no caso de crianças menores de cinco anos, pois a ressonância exige que o paciente fique imóvel, deitado dentro do túneldo equipamento, durante todo o tempo do exame. A sedação também pode ser indicada para crianças maiores de cinco anos e adultos com claustrofobia ou que terão de permanecer no aparelho um longo período no aparelho para realizar avaliações diversas na mesma sessão.

Há contraindicações?

Por não emitir radiação, a ressonância é considerada um exame de imagem bastante seguro. Mas algumas situações especiais podem contraindicá-lo. A maioria dos casos é de pacientes portadores de algum dispositivo metálico que pode sofrer influência do campo magnético gerado pelo aparelho. Entre fatores que impedem ou contraindicam a ressonância estão marca-passos, stents e clipes vasculares metálicos, desfibrilador cardíaco implantável e aparelhos auditivos não removíveis.

Onde é melhor realizar esses exames?

Segundo o Dr. Dequitier, é mais seguro realizar esses exames em ambiente hospitalar devido à possibilidade, ainda que rara, de reações adversas ao uso de contrate. “Além disso, a discussão multidisciplinar dos resultados dos exames facilita a tomada de decisões sobre o tratamento”, afirma ele.

Os hospitais Vitória Barra, Samaritano Barra e Pró-Cardíaco, todos da rede Americas, oferecerem esses e outros exames em ambientes confortáveis, com toda a segurança. “Contamos com os mais modernos equipamentos e uma central de laudos com especialistas de diversos segmentos da radiologia, o que confere alta qualidade aos resultados”, destaca Tatiana Dias de Paola Rego, coordenadora técnica de Medicina Diagnóstica e Terapêutica do Americas Serviços Médicos do Rio. O prazo máximo para obtenção dos laudos é de três dias.

Entre as facilidades para os pacientes, estão a disponibilização dos resultados online, inclusive as imagens, nos três hospitais, e o horário estendido até 22 horas (de segunda a sexta) no Vitória Barra e Samaritano Barra. Se o cliente preferir, também pode retirar os resultados dos exames no local ou pagar uma pequena taxa para que sejam enviados para sua casa.

Como agendar? Ligue para nossas centrais de agendamento:

Vitória Barra e Samaritano Barra

Fone: (21) 3003-2596

Ressonância magnética com sedação, tomografia computadorizada de coronárias e ressonância magnética cardíaca

Fone: (21) 3263-2438

WhatsApp: (21) 99570-0084

Pró-Cardíaco

Fone: (21) 3003-2608

Ressonância magnética com sedação

Fone: (21) 2131-1640

Além de ressonância magnética e tomografia computadorizada, esses hospitais oferecem outros exames: ultrassonografia, Doppler vascular, ecocardiograma, Holter, MAPA, cintilografia, mamografia, densitometria óssea, biópsia de mama e teste ergométrico. O Vitória Barra e o Samaritano Barra contam ainda com PET-CT e densitometria óssea.

 

INS_noticia-intena_profile-writer.jpg
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país