Atendimento

Segurança + inovação = atendimentos seguros em tempos de COVID-19

Garantir o cuidado dos pacientes infectados pelo novo coronavírus e também daqueles com outras doenças tem sido o grande desafio dos hospitais durante a pandemia. O Samaritano Higienópolis é um exemplo bem-sucedido de como fazer isso.

A pandemia da Covid-19 colocou à prova hospitais e sistemas de saúde de todo mundo. Como tratar uma doença infecciosa que há meses era desconhecida pela ciência sem descontinuar ou postergar o atendimento de pacientes com outros tipos de doenças ou que necessitam de cuidados de urgência e emergência?

O Hospital Samaritano Higienópolis deu a sua resposta fazendo aquilo que faz em mais de cem anos de atividade na cidade de São Paulo: se reinventando e buscando novas formas para continuar entregando saúde aos seus pacientes.

“Os momentos iniciais da crise foram turbulentos, principalmente pela escassez de informações sobre o novo coronavírus e a doença que ele provoca. As informações chegavam de várias partes do mundo e tudo mudava o tempo todo”, conta o Dr. João Ripardo, médico cirurgião e gerente do Pronto-Socorro do hospital. “Foi preciso aprender a enfrentar a COVID lidando com ela na prática”, acrescenta Fernanda Felizardo, gerente de Unidade do Pronto-Socorro e da Medicina Diagnóstica da instituição. Segundo ela, esse período desafiador, marcado por angústias e estresse, também será lembrado pelas equipes como uma época de aprendizados e superações.

Rapidamente, vários processos e protocolos foram desenhados e passaram a ser continuamente aperfeiçoados para garantir o melhor atendimento aos pacientes com COVID-19 em novas estruturas criadas exclusivamente para cuidar deles. Atuando em forte sinergia e engajadas em incorporar as melhores práticas, as equipes médicas e multiassistenciais fizeram essa curva de aprendizado coincidir com a curva dos melhores desfechos dos tratamentos.

E os pacientes sem COVID?
Enquanto isso ocorria, observava-se um preocupante fenômeno paralelo. “Nos primeiros meses, os pacientes que não tinham COVID praticamente sumiram do hospital”, afirma o Dr. João, lembrando os riscos que isso pode implicar. “Doentes crônicos ou aqueles que demandam intervenções cirúrgicas, não podem descontinuar os tratamentos ou postergá-los, pois isso pode resultar no agravamento de quadros e complicações”, explica. Vários casos concretos foram observados no hospital, como o da paciente que, por adiar a ida ao hospital, acabou com uma apendicite supurada, cirurgia de emergência e dias de internação que podiam ter sido evitados. “Infartos, Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e outros problemas continuaram acontecendo durante a pandemia e as pessoas precisavam vir para o hospital”, diz o Dr. João.

Para lidar com esse cenário, o Samaritano Higienópolis praticamente se dividiu em dois hospitais, a fim de garantir atendimento completamente separado para pacientes com e sem COVID. “No Pronto-Socorro, por exemplo, contamos com sistemas de triagem separados já na chegada dos pacientes: um para pessoas com sintomas e queixas relacionados ao novo coronavírus e outro para outros tipos de problemas. A partir daí, esses dois grupos seguem por fluxos seguros que não se cruzam e são atendidos por equipes dedicadas distintas”, conta Fernanda.

A bem-sucedida criação dos novos fluxos no hospital também garantiu a continuidade das cirurgias eletivas para os pacientes livres de COVID, com salas cirúrgicas, Unidades de Tratamento Intensivo e Semi-intensivo e áreas de internação exclusivas, totalmente separadas das estruturas de atendimento de pacientes com COVID.  Os serviços de medicina diagnóstica e a maternidade também foram mantidos sem interrupção graças às medidas de segurança adotadas.

Na fase atual da pandemia, o Samaritano Higienópolis permite que pacientes sem COVID tenham acompanhantes, desde que estes apresentem boas condições de saúde e não estejam entre os grupos mais vulneráveis ao novo coronavírus, como idosos, imunodeprimidos ou pessoas com doenças crônicas.

Outras providências importantes foram a intensificação da higienização das instalações e equipamentos, a paramentação das equipes com os melhores equipamentos de proteção individual e uma série de adaptações físicas e arquitetônicas, como instalação de painéis de acrílico de proteção e a reorganização de espaços e mobília para garantir o distanciamento social e evitar aglomerações.

“Em síntese, estamos bem preparados para cuidar de todos os tipos de pacientes”, destaca Fernanda.

Tempo para inovar
O Samaritano Higienópolis também fez da inovação em serviços um caminho para oferecer mais segurança e conforto aos pacientes. Exemplo disso foi a criação do sistema Drive Thru* para a realização do teste de COVID RT-PCR . O paciente estaciona seu carro no espaço reservado em uma área externa próxima ao Pronto Socorro, e a coleta de amostras é feita ali mesmo, sem que ele precise sair do veículo. Os resultados saem em até dois dias. Na área externa do hospital também foi instalado um contêiner que funciona como ponto de coleta de sangue para os exames sorológicos.

Outra novidade na rotina do hospital implantada no começo da crise e que se mantém até hoje são as reuniões diárias em que lideranças de diversas áreas, como Pronto-Socorro, UTI, Internação, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Qualidade e Segurança do Paciente, fazem balanço dos seus setores, compartilham experiências e percepções e avaliam fluxos e protocolos em busca de melhorias. “É importante considerar que a pandemia ainda não acabou. Estamos vivendo um momento mais tranquilo, mas tranquilidade não pode ser confundida com o relaxamento das medidas de segurança”, finaliza o Dr. João.   
 *Os agendamentos no sistema Drive Thru podem ser feitos na Central de Marcação Online ou pelo telefone (11) 3821-5300 

Saiba mais
O Samaritano Higienópolis é um polo de excelência em medicina que oferece atendimento completo nas mais diversas especialidades clínicas e cirúrgicas, incluindo procedimentos de alta complexidade. Com padrões de qualidade reconhecidos por acreditações como a da Joint Commission International (JCI), o hospital dispõe de 319 leitos de internação e UTI, tecnologias modernas para a realização de procedimentos minimamente invasivos e robóticos e um Centro Cirúrgico amplo, com 14 salas equipadas para a realização de procedimentos de alta complexidade.

Hospital Samaritano Higienópolis
R. Conselheiro Brotero, 1486, Higienópolis - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3821.5300
 

 

INS_noticia-intena_profile-writer.jpg
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país